“Umarizal 59 anos: Histórias e Sujeitos”: tema do desfile de aniversário do município é apresentado

920

Umarizal 59 anos: Histórias e Sujeitos. Este é o tema do desfile que a gestão da prefeita Elijane Paiva irá promover em alusão ao aniversário de emancipação política do município. O anúncio foi feito pelo secretário de Educação Bruno Bezerra e pela secretária de Cultura Heleneide Amorim, em reunião na tarde desta sexta-feira, 17, com representantes de escolas e entidades municipais. O encontro aconteceu na Secretaria Municipal de Educação (SME), na prefeitura.

“A gente sabe que a emancipação é um momento bem interessante na história de cada cidade, e pensando nisso decidimos enfatizar os sujeitos que atuam dentro da nossa sociedade, que estão aqui no dia a dia, lutando, batalhando, mesmo diante de todas as dificuldades que o município enfrenta. Umarizal tem essa história até hoje por conta desse povo, todos esses sujeitos que já atuaram e atuam até hoje aqui”, explicou o secretário de Educação no encontro.

O encontro foi de planejamento. O desfile percorrerá 1,5 km, saindo da Escola Municipal Tancredo Neves, no bairro São José, seguindo até o Centro de Umarizal. De acordo com Bruno, mais de trinta pelotões devem formar o corpo do desfile. “Até o momento temos a representação de 30 instituições, mas teremos mais de 30 pelotões, pois tem instituições que trarão mais de um pelotão”, detalhou o secretário.

“A prefeitura, as secretarias, escolas estaduais, particulares, e as entidades que atuam aqui dentro, todas estarão juntos. Estamos planejamos e acredito que será um evento bem interessante”, pontuou o gestor.

Para a secretária de Cultura Heleneide Amorim, o desfile deverá dá sequência ao resgate da história da cultura local iniciada no governo da prefeita Elijane com a realização do São João do Gavião. A secretária disse que o evento já vinha sendo planejado e acredita que será um momento de homenagens aos cidadãos.

“Nós decidimos que não podemos deixar nossa história morrer, principalmente por Umarizal ser uma cidade de um povo bastante lutador, guerreiro. São momentos como esses que fazem com que a população se sinta valorizada, lembrada. É um desfile simbólico, simples, mas só o fato de já termos iniciado a divulgação, o convite as entidades, as escolas, já foi bastante gratificante por percebermos o apoio e o interesse de todos. Acredito que será um desfile muito bonito e que só irá contribuir com a cultura e para mostrar o lado humano e caloroso que Umarizal têm”, finalizou a secretária.

Umarizal

No dia 27 de novembro de 1958, pela Lei nº 2.312, Umarizal desmembrou-se de Martins e tornou-se um novo município potiguar. A cidade já foi chamada de Gavião (nome do povoado que deu origem a cidade, quando ainda fazia parte da comarca de Martins) e de Divinópolis (nome que teve que ser alterado devido à cidade homônima de Minas Gerais) no ano de 1902. No mesmo ano, a cidade já contava com a capela que originaria a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus e o cemitério.