CDP da Zona Norte de Natal (Foto: Sejuc/Divulgação)

A Secretaria de Justiça e da Cidadania (Sejuc) continua executando o programa de reestruturação do sistem prisional potiguar e desativou, neste sábado (7), mais dois Centros de Detenção Provisória.



Foram fechados o CDP da Zona Norte, que fica na Zona Norte da capital potiguar (de onde seis presos fugiram esta semana), e o CDP Nova Parnamirim, que fica em Parnamrim, na Grande Natal.

Agora, ainda de acordo com a Sejuc, são cinco os CDPs já fechados este ano.

Nota

A secretaria de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte confirma o fechamento dos Centros de Detenção Provisória da Zona Norte e de Nova Parnamirim. Os presos que lá estavam foram redistribuídos dentro do Sistema Penitenciário do Estado, por enquanto sem especificações de unidade para que não ocorra quebra de segurança. O destino do prédio onde funcionavam os CDPs está sendo estudado pela SEJUC. Os agentes que atuavam nas unidades foram designados para outras. A secretaria dará prosseguimento ao projeto de reestruturação do Sistema Prisional. Como elencado no Plano Diretor do Sistema Penitenciário (Plandispen) poderá ocorrer a suspensão de atividades dos Centros de Detenção Provisória cuja existência não mais se justifique, em virtude sobretudo de questões estruturais. Até agora foram fechados os CDPs do POTENGI (Zona Norte de Natal), Macau e Santa Cruz, além desses dois mais recentes, totalizando cinco.

CDPS fechados