Prefeitura de Umarizal trará projeto de cinema para alunos da rede pública

72

Alunos da rede pública de ensino de Umarizal e população em geral vão ter a oportunidade de conhecer de perto a magia do cinema 3D. A Prefeitura Municipal de Umarizal (PMU), através da Secretaria Municipal de Educação (SME) firmou parceria com o projeto Cine Sertão, iniciativa pioneira, patrocinada pela Cosern, que deve chegar ao município no início do ano letivo 2018.

De acordo com o projeto, o cinema 3D é uma estrutura inflável com capacidade para 30 pessoas. O ambiente é totalmente climatizado e preparado com uma tela especial para projeção 3D, caixa de som, óculos 3D polarizado e computador com software de exibição. Também haverá distribuição de pipoca e suco.

Como contrapartida, a prefeitura deverá garantir banheiro em condições de uso, eletricista de plantão, uma pessoa para limpeza, um vigilante e traslado das crianças chegarem ao cinema.

Além da exibição do filme, uma oficina sobre realidade virtual para adolescentes e outra sobre meio ambiente serão realizadas em Umarizal. Também haverá plantio de mudas de espécies nativas da região.

De acordo com o secretário de Educação Bruno Bezerra, o projeto deverá desenvolver cidadania e promover educação cultural e ambiental. “O projeto Cine Sertão trará arte e cidadania aos nossos alunos e população que, por morar longe da capital ou de grandes centros que contam com salas de cinema, dificilmente teriam uma oportunidade como esta”, comentou o gestor que, junto à equipe da SME, recebeu os idealizadores do Cine Sertão na PMU.

O Cine Sertão tem incentivo por meio da Lei de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo, do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.