A Prefeitura de Umarizal, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), oficializou na tarde desta quinta-feira, 30, a adesão ao PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). O programa tem como objetivo garantir o direito à alfabetização plena a todas as crianças até os oito anos de idade. Professores, diretores e coordenadores de escolas e creches do município participaram do ato.

Segundo o secretário de Educação Bruno Bezerra, o município fez adesão ao pacto e espera com isto contribuir com o fortalecimento da educação infantil. “O programa vem para fomentar a alfabetização de acordo com o que preconiza a meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE), que é alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamenta. Para isso a gestão municipal tem dado todo apoio para que esse programa venha ser um instrumento de aprimoramento da educação no nosso município”, disse o secretário no evento.

Uma das novidades do pacto é que, além de contemplar os professores alfabetizadores do 1º ao 3º ano, os docentes da educação infantil e do Novo Mais Educação também passam a serem beneficiados com as formações.

Para a formadora local da Educação Infantil, professora Francineth Geracinda, o programa poderá contribuir com a melhoria da educação local. “O objetivo desse programa é preparar o aluno da educação infantil para que ele possa entrar no ensino fundamental ciente dos saberes e dos direitos de aprendizagens garantidos pela educação infantil e isso contribui para que tenhamos uma educação de mais qualidade”, avalia.

Já a professora Nelinha Lopes, formadora local de alfabetização do 1º ao 3º ano, destaca o potencial do pacto de assegurar o direito à alfabetização. “Lembro que em 2013 esse programa foi lançado nesta casa e hoje estamos retomando e iniciando uma nova etapa. Tivemos perdas, mas também tivemos ganhos. Vamos garantir, como esse programa, o direito de toda criança de ser alfabetizada”, pontou. Complementa a equipe formadora do programa, a professora Débora Maciel, formadora do programa Novo Mais Educação.

O evento contou com a participação do vice-prefeito Raimundo Pinheiro, da coordenadora regional do PNAIC, professora doutora Gercina Dalva, da professora mestra e coordenadora pedagógica do Centro Municipal de Ensino Rural (CMER) Graça Pinheiro e da coordenadora local do PNAIC Ronicleide Menezes.

PNAIC

Garantir o direito à alfabetização plena a todas as crianças até os oito anos de idade. Esse é o desafio colocado pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acordo implementado em 2012 entre governo federal, estados, municípios e instituições.

A principal inovação no programa em 2017 refere-se a um direcionamento maior na intencionalidade pedagógica das formações e da atuação dos formadores, articulada a um modelo de fortalecimento da capacidade institucional local, reforçando a importância de ter, na estrutura de formação e gestão, atores locais altamente comprometidos com os processos formativos e de monitoramento, avaliação e intervenção pedagógica.