Prefeitura de Umarizal contrata empresa e regulariza serviço de recolhimento de lixo hospitalar

442

A Saúde do município de Umarizal agora conta com uma empresa para fazer o recolhimento de todo lixo hospitalar produzido nas unidades básicas de saúde e no Centro de Saúde Doutor Guaraci Onofre. O serviço começou a ser executado na semana passada e, segundo se secretário de Saúde de Umarizal Ubiratan Paiva, é mais uma grande conquista da gestão da prefeita Elijane Paiva.

“É a primeira vez que Umarizal tem esse serviço. Implantado na gestão de Elijane. É um compromisso da prefeita regularizar a saúde e ela está cumprindo. A saúde, assim como outras áreas, estavam com vários serviços com seu funcionamento ilegal e Elijane está mudando isso”, comemora o gestor.

De acordo com Ubiratan, no início do ano, o município já havia recebido uma fiscalização referente à destinação do lixo produzido na Saúde. “Eles deram o prazo pra gente regulamentar e graças a Deus está regulamentado. Segunda-feira a empresa já veio, já recolheu todo lixo, deixou os recipientes e daqui a quinze dias eles vão passar para recolher novamente”, contou.

O secretário detalha que todas as unidades básicas do município agora contam um recipiente próprio para o descarte do material utilizado em procedimentos. No Centro de Saúde, por ser de maior porte, três receptores foram deixados pela empresa.

“O lixo hospitalar é o perfuro-cortante, as agulhas, seringas, frascos de soro, bisturi, gazes, enfim, todo material usado em procedimentos, é material hospitalar e não pode ser jogado em lixão comum. Daí a importância de contarmos com esta empresa”, acrescentou Ubiratan.

O destino do lixo é o município de Souza na Paraíba onde ele é selecionado, incinerado e em seguida encaminhado a um aterro sanitário em João Pessoa. “É mais um grande avanço para Umarizal. Nossa Saúde está no caminho certo”, finalizou o secretário.