Vamos ser sinceros: Facebook causa mais irritação do que qualquer outra coisa. Postagens ruins, textão só pra ganhar likes, pessoas que se acham o centro do Universo. Mas é possível tornar a rede social um pouco mais saudável e a forma mais simples é LIMPAR seu círculo de amizade! Sem dó. Vamos listar 10 tipos de amigos perfeitos para excluir do Facebook.

Sim, é possível bloquear Zuck do seu feed! É um bom lugar para começar.

Os cientistas políticos
Antes líamos as melhores análises políticas gratuitas direto na timeline apenas em ano de eleição. Mas a crise brasileira, impeachment e o nível dos nossos políticos em geral, encheu a rede social de piadas, gente esbravejando e comentários políticos vergonhosos. Sua sanidade não aguenta isso todos os dias, se livre dessas pessoas.

REITERANDO: pare de seguir ou exclua do seu Facebook os amigos políticos mala.

Perfis de casais
Parece inadmissível que a gente viva em um mundo onde rinocerontes africanos entrem em extinção antes dos perfis de casais em redes sociais, mas essa é a verdade.

O simples fato de você não saber quem está falando o que já é motivo para excluir tais perfis de sua rede, mas existem outros: aquelas fotos, aquela melação toda, aquele mundo perfeitinho. É muita coisa para cabeças normais, aperte o botão “Desfazer amizade” sem medo.

Seus pais
Mark Zuckerberg diz que a missão principal do Facebook é aproximar as pessoas. Mas seguir seus pais pode causar o efeito inverso, principalmente se eles chegaram em um momento tranquilo da vida que envolve aposentadoria e aprender a utilizar todo o tipo de maluquice no computador. Faça um bem a você não siga seus pais.

Os caras das indiretas
Indireta é um negócio chato. Nem seus amigos da sexta série utilizavam isso para se comunicar, então é impossível perdoar adultos que ficam nesse joguinho interminável disputando atenção. De todos até aqui, esse é o tipo de amigo que mais merece o “unfriend”.

Grávida exagerada
Gravidez é um momento sublime, mas algumas futuras mães infelizmente perdem a noção. Transformam o Facebook em um álbum de fotos: pelo menos 20 delas por dia, com a barriga a mostra em todas as poses possíveis. Aí não tem ninguém que aguente. Se não quiser desfazer a amizade por causa disso, uma técnica é parar de seguir até o filho nascer, mas é bom ficar avisado que até os dois anos, vai ter um monte de foto de filho também.

O amigo dos convites
Houve um momento tenebroso em que o sucesso do Facebook dependia da Fazenda Feliz e outros joguinhos criados para arrancar seu tempo — e dinheiro. E para tais games conseguirem algum sucesso, seus amigos precisavam mandar convites. Hoje os joguinhos e apps se foram, mas existem convites para eventos, para grupos e para curtir páginas desinteressantes e algumas pessoas abusam. Se livre desses amigos no Facebook!.

A turma do Bom Dia
Essa galera (no geral são parentes, infelizmente) você provavelmente já deixou num canto escuro da sua timeline, mas nunca é demais lembrar. Se quer dar bom dia, faz uma ligação ou coisa assim ao invés de infestar a internet com esses GIFs irritantes.

O especialista
Hmmmmm, esse tipo de amigo aqui é da pesada também. Encara qualquer caixa de comentários como um fórum acadêmico de primeiro mundo e destila todo seu conhecimento em frases rebuscadas, longas e sem nexo. Não discuta com tais pessoas, eles já sabem demais. O botão “Desfazer amizade” foi inventado pra isso!

O corretor
Você foi lá e escreveu um texto muito bom, pessoal e publicou. Mas aí surge o amigo que sabe tudo de gramática, com cadeira na Academia Brasileira de Letras, praticamente o filho do Houaiss e localiza dois erros de português e vai embora, sem nada mais para comentar. É impossível levar esse desaforo pra casa.

Pessoas que você não lembra
O Facebook foi criado para reunir seus amigos. Contatos profissionais é para o LinkedIn e pessoas que tiram boas fotos no Instagram. Se deu uma olhada nas fotos da pessoa, deu uma stalkeada leve, e não lembrou quem era, talvez seja a hora de deixar ele pra trás.